Como evitar desperd%c3%adcio de produtos em um supermercado01

Como evitar desperdício de produtos em um supermercado?

05 de Julho de 2017, 10:09

Já parou para pensar na quantidade de alimentos que são desperdiçados por supermercados no Brasil? Esse número é muito alto e assusta não apenas a população, mas empresários também, que amargam sérios prejuízos com esse descarte. Especialmente por este motivo, muitos empresários e gestores querem saber: de que forma posso evitar o desperdício de produtos em um supermercado?

Não existe uma fórmula mágica para que os alimentos não precisem ser descartados, mas alguns cuidados podem fazer a diferença. A falta de atenção para esse desperdício pode causar muitos prejuízos para os supermercados, comprometer a lucratividade e até mesmo a ampliação do local para vender mais.

Apesar da chance de prejuízo, existem soluções práticas que funcionam de verdade. Quer saber como diminuir esse desperdício de alimentos? Acompanhe nosso post até o final e saiba quais são os cuidados necessários para que os produtos sejam comprados em vez de descartados!

Como reduzir o descarte de produtos em um supermercado?

A primeira ação para diminuir o desperdício é prestar atenção na particularidade de cada tipo de alimento do supermercado, desde os produtos secos até aqueles que precisam de um controle de temperatura e umidade. Acompanhe alguns pontos que você precisa ficar de olho em um supermercado quando o assunto é evitar o desperdício:

Preste atenção no estoque

Um dos problemas mais comuns em supermercados é o controle do estoque, por isso, é preciso ficar em estado de alerta. Uma dica de ouro é acompanhar como estão distribuídos os alimentos, qual é mais procurado pelos consumidores e aqueles que ficam um bom tempo estacionado em seu estoque. Com isso, você pode fazer algumas promoções para que não estraguem.

Fazer promoções de produtos frágeis

Muitos produtos de um supermercado tem chance de estragarem antes, não é mesmo? Uma tática interessante é prestar atenção a esses alimentos mais frágeis, que precisam de mais cuidado, e sempre que possível colocá-los em promoções ou catálogos. Isso evita que você precise descartar e sofrer com um prejuízo todas as semanas.

Cuidado com a temperatura e umidade

Alguns alimentos precisam de temperaturas específicas para manterem sua integridade e atraírem os clientes para comprá-los. Além disso, a umidade também é um fator importante para preservar os produtos que você vende. Cuidar desses pontos, representa uma grande ajuda para seu supermercado a diminuir os índices de descarte de alimentos.

Fique de olho no prazo de validade

Outro ponto para ficar atento é monitorar a validade dos produtos do supermercado, que, muitas vezes, precisam ser descartados porque passaram do prazo. Quando estiverem perto de vencer, você precisa vendê-los, por isso, faça promoções e deixe esses produtos em destaque nas prateleiras.

Qual a melhor dica?

A melhor ação que você precisa para evitar o descarte de produtos e o prejuízo que isso causa é ficar atento. Isso mesmo, preste atenção aos produtos do seu supermercado e tenha atenção com alimentos sensíveis e que podem estragar primeiro, com isso, você vai evitar prejuízos!

Como você leu em nosso post, um dos pontos você precisa ficar atento para evitar o desperdício de produtos em um supermercado é o controle de temperatura e umidade. Mas, como isso funciona? Por que é importante? Descubra quais os motivos para você começar a monitorar a temperatura e umidade em seu supermercado!