Biostartuplab

Startup de Chapecó vence o BioStartup Lab

09 de Agosto de 2017, 14:04

Existe um movimento que fomenta o surgimento de novas empresas na área de Saúde Humana, Digital Health, Agronegócios, Saúde Animal e Meio Ambiente, conhecido como BioStartup Lab. Esse programa é uma aceleração e competição entre startups, vencida pela PackID, uma startup de Chapecó (SC). A etapa final ocorreu na última quinta-feira (3) em São Paulo (SP).

A startup de Chapecó que trabalha com a tecnologia aplicada ao monitoramento de temperatura e umidade participou pela primeira vez do programa de aceleração. O maior prêmio da PackID, além do reconhecimento, foi o contato com investidores e o conhecimento do setor farmacêutico. 

Para Thales Akimoto, CTO da PackID, a participação representou uma grande oportunidade para conhecer o setor e para fazer contato com investidores. “A participação ampliou nosso conhecimento do mercado de fármacos que têm um alto valor agregado e também nos aproxima de fundos de investimento que demonstraram interesse em nosso negócio”, finalizou.

A competição

O programa de aceleração começou com a participação de cerca de 20 equipes que, durante 10 semanas, conviveram em um espaço compartilhado de trabalho. Neste período de tempo, os participantes imergiram na metodologia e no universo dos empreendimentos de ciências da vida, como são chamados.

O formato do programa de aceleração combinou capacitação, modelagem e competição. Tudo ocorreu em quatro etapas: a primeira, de seleção de startups; o Biobusiness Model com o desenvolvimento da solução e apresentação; a terceira, Labs, onde os times foram liderados por mentores e o Demoday, o evento onde os representantes se apresentaram.

O programa de aceleração foi uma iniciativa da Biominas e a rodada vencida pela PackID foi apoiada pela Interfarma. O BioStartup Lab foi composto por três etapas, na primeira delas, 21 startups participaram e 15 passaram para uma segunda rodada. Apenas 10 se apresentaram no Demoday, onde a banca pode avaliar qual a startup vencedora.

Quem é a PackID

A PackID é uma startup com sede em Chapecó que trabalha com a tecnologia aplicada ao controle de temperatura e umidade. A empresa usa sensores e um sistema para medir em tempo real ou de forma autônoma se as condições são adequadas na indústria de alimentos, remédios, transporte e demais produtos que precisam ter um controle de qualidade eficiente.

A empresa conquistou reconhecimento nacional e internacional das suas soluções ao vencer na Alemanha o Admacom (Advanced Materials Competition). Recentemente, a PackID venceu uma das categorias do InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de startups nacionais.